A compra do sapato para dança de salão é um passo fundamental para que a prática da atividade aconteça da forma mais confortável possível e que você possa aproveitá-la respeitando a saúde do seu corpo.
Essa escolha pode levar em conta uma série de questões, como o tipo de material, os modelos preferidos para treino e apresentações e o uso de materiais antiderrapantes na sola do calçado.
Quer saber mais sobre como decidir pelo melhor sapato para dança de salão? Então confira este post!
Conforto
Sentir-se bem com o calçado utilizado é essencial para a dança. Não opte por sapatos que fiquem frouxos nos pés ou apertados demais.
Tiras de segurança entre o antepé e o retropé são muito importantes para o equilíbrio durante a aula, principalmente se você estiver começando na dança de salão.
Contexto da dança
Você também precisa saber se vai usar o sapato para treino ou apresentação. No caso dos treinos, é possível fazer uso do tênis de dança, que é mais ergonômico. Já em apresentações e bailes, o uso de sapatos e sandálias é obrigatório.
Com salto ou sem salto?
O uso ou não do salto interfere no nosso equilíbrio postural. Sapatos sem salto fazem com que a distribuição do peso corporal se desloque um pouco da dianteira para a parte de trás dos pés — a zona do calcanhar.
Com um salto pequeno, de cerca de dois centímetros, a tendência é que haja um equilíbrio entre a frente e a parte traseira, o que proporciona um posicionamento mais equilibrado.
Já com um pouco mais de salto (quatro centímetros), há uma inversão do peso para dianteira dos pés, o que, pode causar sobrecarga nos dedos, nos ossos e nas articulações da parte média dos pés. Com saltos a partir de seis centímetros, esse desequilíbrio fica ainda maior.
Lembre-se de não comprar calçados com saltos muitos finos, que atrapalham a distribuição do peso e, assim, também prejudicam o equilíbrio.
Solas antiderrapantes?
O calçado não pode permitir que você escorregue no piso do salão, mas também não deve deixar seu pé preso, pois isso pode causar problemas nas articulações, inclusive lesões.
Assim, o recomendado é que, no caso de pisos de madeira não encerados, você use sapatos de sola de camurça ou couro. Mas se seu calçado possui um solado de borracha e você faz questão de usá-los por achá-lo bonito, peça para um sapateiro de sua confiança colocar sola de camurça ou um feltro grosso.
Formatos
Uma dica fundamental é evitar a compra de sapatos plataforma (que têm solados não articuláveis, duros e que prejudicam a forma como as articulações funcionam).
Também fuja de sapatos com bicos, que tendem a atrapalhar não só a forma como o seu pé “respira”, causando prejuízos anatômicos, mas também a técnica da dança.
Seguindo nossas orientações, você vai se sentir bem e confortável para arrasar no salão!
Gostou das nossas dicas para a escolha do melhor sapato para dança de salão? Você tem mais alguma dúvida ou sugestão para quem também pretende fazer essa compra? Então deixe seu comentário aqui no post!
Este é um guest post da Paixão pela Dança