A dança pode ser considerada uma das formas de expressão artística e cultural mais antigas da humanidade, e justamente por isso a diversidade de ritmos é muito vasta. Dentro da modalidade das danças de salão, por exemplo, são transmitidas culturas de muitas origens diferentes. Quem não conhece o Tango argentino, a Salsa cubana ou o Forró brasileiro?
Hoje em dia, muitas pessoas procuram na dança um exercício para o corpo e para a mente, já que é uma arte que estimula nossa sociabilidade e criatividade. No entanto, é necessário avaliar alguns pontos antes de escolher o seu curso de dança de salão para que pequenos inconvenientes não se tornem um grande desestímulo para o seu aprendizado. Pensando nisso, reunimos os 5 principais fatores que você precisa levar em consideração na sua decisão. Confira:
1. Proximidade do trabalho ou de casa
Na correria do dia a dia, a falta de tempo é a principal desculpa que as pessoas usam para justificar faltas. É por isso que escolher um curso que fique próximo aos locais que você frequenta cotidianamente é essencial para não faltar constantemente às aulas e não perder o estímulo.
Afinal de contas, é melhor pensar “ah, a aula vai ser logo ali no caminho” do que “poxa, tenho que dirigir por tanto tempo e enfrentar um baita trânsito para chegar ao curso”. Na hora que bate o cansaço depois do trabalho, por exemplo, é muito fácil preferir o sofá de casa à aula de dança. Não dê espaço para a preguiça!
2. Valor do curso
Isso vai variar não só de escola para escola, mas também vai depender do resultado final que você quer alcançar com a dança. Quer participar de uma turma mais tranquila, que faz a dança de salão apenas para melhorar o condicionamento físico? Ou você quer fazer parte de uma equipe que treina para dançar profissionalmente?
Dependendo da sua motivação, o valor pode ser diferente. E outro ponto que pode interferir no valor do seu curso de dança de salão é a estrutura da escola. Um curso recheado de espaços adequados e bem equipados certamente possui um valor agregado maior do que outros.
3. Ritmos ensinados
Como é o seu gosto musical? Geralmente temos mais facilidade com ritmos que já gostamos, pois fica mais fácil e prazeroso aprender a dançar aquilo que nos soa familiar e que agrada aos nossos ouvidos e mente. Então pesquise bem as modalidades de dança de salão disponíveis em cada escola antes de tomar qualquer decisão.
4. Formas de ensino
Conhecer as formas de ensino dos diferentes cursos de dança de salão é um dos pontos mais importantes para fazer sua escolha. Entender a metodologia de ensino de cada curso vai deixar mais claro quais são as práticas que a ajudarão a conquistar todos os benefícios que a dança de salão proporciona.
Quais são os professores? Como é a relação deles com os alunos? Eles se preocupam em acompanhar a evolução dos seus estudantes? Encontre a resposta dessas perguntas para entender as diferentes formas de ensino.
5. Eventos promovidos
Essa dica é bem especial para quem deseja alcançar um nível avançado na dança de salão, e quem sabe até competir profissionalmente. Se você tem essa intenção, pesquise bastante sobre os eventos que são promovidos pelas escolas durante o ano.
Há quantos eventos para os alunos? É possível participar de outros eventos em outras escolas? Existe apoio da escola para a participação de competições em níveis profissionais? Tudo isso deve ser levado em conta se você tem a ambição de crescer dentro da dança de salão.