A dança é uma expressão natural do ser humano. A pessoa pode até não levar muito jeito, mas sempre arrisca alguns passos quando ouve um ritmo que agrada, ou se empolga com algo e fica tão feliz que tem vontade de cantar e dançar.
Além disso, a dança é uma ótima atividade física e uma excelente terapia para quem é tímido ou tem baixa autoestima. O desafio de dançar em público estimula o autoconhecimento e a autoconfiança, contribuindo bastante para uma vida mais leve e feliz.
Xô, vergonha de dançar em público
Se você gosta de dançar, mas sempre fica com vergonha na hora de curtir a balada, aproveitar as festas em família ou fazer uma apresentação com a turma da academia, preste atenção nas dicas que separamos para você.
Seguindo esses conselhos, você verá que, em pouco tempo, o receio de dançar em público sumirá da sua vida.
1. Pratique sempre
Dançar só na hora das aulas não é o suficiente para conhecer seu corpo e sentimentos, nem para ganhar autoconfiança suficiente.
Uma das dicas para garantir o sucesso na dança é treinar sempre, de preferência em locais que você se sinta à vontade para se expressar sem restrições. Então, afaste os móveis da sala de casa, coloque a playlist favorita para tocar, aumente o volume e solte-se, sem medo de ser feliz.
2. Dance em frente ao espelho
Ensaiar e observar a sua dança é uma boa forma de descobrir quais passos você executa melhor e quais você deve deixar para outra apresentação, pois precisam de mais treino.
No entanto, tenha em mente que o espelho é uma ferramenta de aprimoramento, não um juiz. Arrisque-se e divirta-se! Essa é a oportunidade de experimentar todos os passos que combinam com a música e com seu estilo de dança.
3. Procure um parceiro que lhe passe segurança
É fundamental encontrar o parceiro certo para a dança de salão, mas essa dica não vale apenas para as danças de casal.
Se estiver dançando em grupo, escolha um(a) colega que transmita confiança e olhe para ele(a) sempre que a vergonha começar a surgir.
Se a apresentação for individual, encontre um rosto conhecido no meio do público – mãe, pai, avós, namorado(a), cônjuge, filhos… e dance para essa pessoa.
4. Sinta a música e inspire-se
Deixe a música invadir tomar seu corpo e concentre-se nos sentimentos que ela transmite para traduzir toda a emoção que sentir em movimentos seguros e belos.
Além disso, lembre-se dos filmes de dança e vídeos de bailarinos que te inspiram. Recorde das expressões faciais e corporais deles ao dançar em público e imagine-se como esses profissionais. Afinal de contas, este é o seu momento de brilhar.
5. Esqueça a plateia
Pense nos benefícios da dança para sua mente e lembre-se de que você faz isso para si mesmo, não para os outros. Sinta a música e divirta-se. Assim, sua apresentação será natural e extremamente prazerosa.
Acredite, o público perceberá sua entrega e saberá retribuir com atenção, sensibilidade e muitos aplausos.
Gostou das nossas dicas para perder a vergonha de dançar em público? Saiba que temos muitos outros conteúdos interessantes e exclusivos sobre dança para você! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novidades e publicações do blog.