Aumentar o círculo de amizades, conseguir uma promoção ou simplesmente ser uma pessoa agradável ao convívio são metas constantemente buscadas por todos. Acontece que a timidez e, até mesmo, a falta de sensibilidade na aproximação e convívio podem dificultar o engajamento com grupos ou indivíduos. A boa notícia é que com algumas pequenas atitudes é possível que você supere os próprios limites, se torne uma pessoa com mais amigos e muito sociável.
Neste post listamos algumas dicas de socialização que vão ajudar você a fazer mais amigos. Boa leitura!
Participar de atividades em grupo
O ser humano não foi feito para viver isolado. Participar de atividades em grupo trará a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amigos e se expor, criando um círculo de afirmação e autoconfiança.
Caso não saiba o que fazer, procure no seu bairro ou na associação da cidade alguma atividade. O voluntariado também é uma boa maneira de começar a se socializar. Procure as atividades com as quais mais se identifica e vá em frente.
Cumprimentar as pessoas
Além de ir contra uma regra de etiqueta social, não cumprimentar as pessoas, independentemente do motivo, poderá aumentar a necessidade de se fechar em um mundo individualista. Essa atitude não ajudará em nada na superação das barreiras impostas pela timidez, baixa autoestima, ansiedade e depressão. Não há necessidade de cumprimentar todo mundo, basta não oferecer resistência ao cumprimento do outro.
Para ajudar nesse processo de melhoria, vamos deixar um desafio: a partir de hoje, quando estiver andando na rua, procure olhar para as pessoas e cumprimentar apenas aquelas que retribuírem o olhar. Perceberá, ao final de uma semana, que se sente uma pessoa mais sociável e que os outros te aceitam de maneira natural.
Só tome cuidado para não forçar o olhar em demasia, pois poderá deixar as pessoas constrangidas. Uma rápida olhada já será o suficiente.
Sorrir com frequência
O sorriso é o primeiro contato entre pessoas que se gostam. Distribuir sorrisos significa que você é uma pessoa agradável e consegue estimar o outro, mesmo que esse ainda não faça parte do seu círculo de relacionamento.
Além de ser gratuito, o sorriso ajuda abrir portas, melhora o networking, fortalece o sistema imunológico, reduz o estresse e a pressão arterial, aumenta a autoestima e a confiança e favorece na melhoria das relações sociais — pois saúde física e psicológica são complementares no crescimento pessoal.
Tornar-se desprendido
Desprenda-se de conceitos e preconceitos que, muitas vezes, não são externos, mas internos. A imagem do mundo julgador e que está sempre esperando um pequeno deslize seu para te culpar e apontar o dedo pode ser apenas parte da verdade.
As pessoas têm seus próprios problemas para resolver e não se importam muito com a vida dos outros. A você cabe aceitar que é passível de erro, mas, acima de tudo, acreditar que tem grande potencial de crescimento.
Frequentar uma escola de dança
A dança, além de ser uma atividade física, que trará imensos benefícios para a saúde, também é uma importante ferramenta de socialização. Para dançar é preciso desprendimento e desenvoltura. É impossível se manter acanhado dançando!
O mais interessante é que, durante o aprendizado, você não ficará se cobrando por desempenho, pois está ali exatamente para aprender. Depois de conhecer as técnicas e melhorar a performance, não vai ter dificuldades de se apresentar para grupos. Isso ajudará a conhecer mais pessoas e socializar.
A dança melhora a concentração e a postura, além de diminuir os níveis de estresse e ansiedade, pois libera endorfina, o hormônico que aumenta a sensação de bem-estar.
A capacidade de sorrir, cumprimentar, ser agradável é essencial, mas a dança, o voluntariado e atividades em grupos permitem o contato direto com outras pessoas. O objetivo é sempre crescer individualmente e coletivamente. Essas dicas de socialização foram citadas por serem fáceis de se colocar em prática, então agora é com você!
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e divida essas dicas com quem precisa!