Fotografia e Dança

A relação entre a fotografia e a Dança de Salão

A fotografia tem o potencial de eternizar um momento, de congelar um movimento em seu ápice, revelar toda a sua beleza e destacar todos os seus traços. Logo se vê a intimidade da fotografia com a dança de salão: a dança utiliza do corpo humano como ferramenta de arte, expressando sentimentos e percepções por meio do movimento. A fotografia capta o movimento e o transforma em uma imagem, perpetuando a cena e toda a emoção envolvida.

A fotografia de dança é um nicho especializado da fotografia, e para que os resultados belíssimos que a consagram como área específica sejam produzidos, há toda uma série de diferenciais. Confira a seguir!

O olhar do fotógrafo e composição

O olhar fotográfico é uma característica desenvolvida com o tempo. Combina criatividade, conhecimentos técnicos, observação de luz e do cenário.

Um fotógrafo experiente saberá compor a foto com os elementos corretos. Diz-se compor, pois assim como uma música ou livro, a fotografia é composta: o fotógrafo escolhe o assunto que abordará na foto, sua posição no quadro, o que mais estará nele, e capta o movimento no melhor momento. Esta série de escolhas se chama composição.

Uma boa composição, sobretudo com as especificidades da fotografia de dança de Salão, requer muita prática, muita tentativa e erro, e muito estudo.

Além disto, um bom fotógrafo de dança saberá captar o momento, que é o ápice do movimento, o ponto principal do passo. Isto demanda conhecimento específico de dança de Salão, os principais passos e como os corpos se comportam neles.

A câmera

Em resumo, como uma câmera digital funciona? O fotógrafo aponta a câmera para um objeto e clica. No momento do clique, um sensor fica exposto por uma fração de segundo e registra a imagem. O processo completo é muito mais complexo do que isto, mas vamos lá.

As câmeras profissionais e semiprofissionais possuem uma configuração chamada velocidade do obturador, que determina o tempo em que o sensor fica exposto e recebe a luz do objeto. Quanto maior a velocidade, menor o tempo de exposição. Quanto menos tempo de exposição, menos luz entra e mais escuro fica o assunto da imagem. Mais tempo, mais luz. E o que isto tem a ver com dança de Salão?

A fotografia de dança como um todo exige o congelamento de um movimento, o que não é compatível com uma velocidade baixa de obturador, que causa fotos tremidas e borradas. Isto exige que o fotógrafo tenha em mãos uma câmera mais sensível, capaz de processar bem imagens em baixa luminosidade.

Câmeras profissionais de linhas mais recentes possuem esta capacidade, produzindo imagens claras em alta velocidade e mantendo uma boa qualidade de imagem.

As lentes e flashes

No que diz respeito a lentes, é impossível dizer absolutamente que a lente X é a melhor para a fotografia de dança de Salão. Como apresentações de dança geralmente se dão em um palco, em regra é preferível uma lente com maior distância focal, que confere maior aproximação entre o fotógrafo e o assunto (zoom), sem que ele tenha que se aproximar fisicamente. Com isso, a captura de detalhes é privilegiada, pois há maior aproximação dos dançarinos.

Contudo, isto é algo que depende do momento e da visão artística do fotógrafo. Caso a intenção seja fotografar os dançarinos como parte de um cenário maior, parte de um evento, pode ser preferível uma lente chamada grande angular, que amplia o campo de visão total e permite captar mais elementos em um quadro.

Quanto à iluminação, em geral aproveita-se a do próprio ambiente da dança. Se a luz estiver baixa, isto pode ser inclusive utilizado a favor da imagem: o fotógrafo pode escolher fazer uma bela foto da silhueta dos dançarinos.

Em se tratando de fotografia de uma dança encenada em estúdio, o uso de flashes e luzes auxiliares é mais comum, por ser um ambiente menor e mais controlado.

Vimos neste post que a fotografia de dança de Salão é um ramo tão especializado da fotografia quanto qualquer outro, exigindo experiência do fotógrafo para que a coreografia seja devidamente eternizada.

E então, gostou de saber como a fotografia e a dança de Salão se aproximam? Compartilhe com seus amigos!

Confira!

Superando a Timidez Através da Dança: A História Inspiradora de Sofia

Na movimentada cidade de São Paulo, vivia Sofia, uma jovem de 28 anos que, desde …