Apesar de muita gente não se atentar para o fato de que ela é uma excelente atividade física, são inúmeros os benefícios da dança de salão, tanto para o corpo como para a mente.
Existe um preconceito de que a dança de salão é indicada apenas para pessoas mais velhas. Contudo, independentemente da idade, alguns dias praticando essa atividade e qualquer um deixa de pensar assim.
Seja samba de gafieira, forró, salsa, tango ou qualquer modalidade, essa dança apresenta reflexos extremamente positivos (física, psicológica e socialmente).
Continue a leitura e saiba quais são os maiores benefícios da dança de salão!
Queima de calorias
Os benefícios da dança de salão para o corpo não ficam restritos ao fato de que essa atividade, por ser responsável pela queima de calorias (de 300 a 600 de acordo com o estilo e o ritmo), ajuda a emagrecer.
Na verdade, perder peso, e de maneira saudável, já que a dança não provoca grandes impactos no corpo, é apenas uma das vantagens.
Melhora do sistema cardiovascular
A dança de salão melhora de forma significativa a frequência cardíaca e aumenta o fluxo sanguíneo. Além disso, se praticada regularmente, mesmo que em ritmos não muito acelerados, também ajuda a controlar as gorduras do sangue e a diabetes e melhora as funções respiratórias.
Aumento da potência muscular
Por trabalhar todo o corpo, a dança fortalece a musculatura e os ossos. Isso gera uma melhora no equilíbrio e na capacidade de se movimentar, elimina a fadiga após algumas atividades e evita a osteoporose, que é responsável por muitos acidentes, como quedas, principalmente em pessoas acima dos 60 anos.
Terapia poderosa
Especialmente em pessoas idosas, a depressão ocorre devido ao estresse, à ansiedade, à pouca interação social e por fatores relacionados à falta de atividades que deixem o corpo em movimento.
Nesse sentido, a dança de salão apresenta-se como uma poderosa terapia, pois além da constante troca de experiências entre os praticantes, movimentar-se e focar a atenção na dança são excelentes maneiras de aliviar o estresse e a ansiedade.
Tudo isso gera um bem-estar constante e as chances da ocorrência de problemas psicológicos são reduzidas.
Vale destacar que esses benefícios podem ser obtidos por pessoas de qualquer idade, já que a depressão e diversos outros problemas relacionados ao fator psicológico são cada vez mais comuns também entre os jovens.
Novas amizades e vida social agitada
Um dos aspectos mais interessantes da dança de salão é a interação com outras pessoas. As amizades construídas no espaço onde a atividade é praticada tendem a se estender para outros ambientes.
Com isso, pessoas que são muito tímidas e têm dificuldades de socialização podem encontrar na dança uma excelente maneira de ficarem mais “soltas” e interagirem mais facilmente. Isso abre portas tanto para amizades, como para relacionamentos amorosos e até mesmo para novas oportunidades profissionais.
Mais disposição e aumento da autoestima
A dança, assim como a maioria das atividades físicas, é uma prática que aumenta a disposição. Com isso, até mesmo pessoas com idade avançada se tornam mais dispostas quando começam a dançar, o que as deixa mais alegres e reflete até mesmo na libido, que, geralmente, é baixa em pessoas que sofrem de indisposição.
Já em relação à autoestima, a dança de salão promove melhoras constantes, já que a realização de alguns passos demanda muita confiança na própria capacidade. Além disso, o fato de estar sempre na companhia de outras pessoas faz com que o praticante saiba encarar melhor seus medos e eleve sua autoestima.
Todos esses benefícios da dança de salão significam uma grande melhora na qualidade de vida em geral. E exatamente por isso, alguns praticantes dessa atividade, mesmo aqueles que iniciam apenas para se divertir, desenvolvem muitas habilidades e começam, inclusive, a participar de competições de dança de salão.
Gostou do texto? Quer conhecer melhor e começar a praticar a dança de salão? Então siga a Dance a Dois no Facebook, Instagram, Twitter ou se inscreva em nosso canal no Youtube e veja muitos outros conteúdos!