Qual a importância do abraço na dança?

Quando nascemos, uma das primeiras impressões que temos do mundo acontece por meio do toque da equipe médica ou da mãe. Você já reparou como as crianças se sentem quando as abraçamos? Já existe até explicação científica para isso: o toque estimula pequenas terminações nervosas existentes na pele que produzem a sensação de bem-estar e segurança.

Algumas crianças, mesmo que abraçadas constantemente são mais tímidas que outras, e é por meio da dança que elas costumam vencer essa barreira. E isso pode persistir até a vida adulta: há quem tire de letra se comunicar ou até mesmo falar em público, enquanto outros simplesmente “travam” na presença de desconhecidos.

Quantas pessoas você conhece que se tornaram mais confiantes depois que começaram a dançar? Será que isso acontece por causa dos passos ou do abraço na dança?

Alguns ritmos se tornam impossíveis de dançar se a dupla não estiver abraçada e, pensando nisso, listamos abaixo alguns benefícios que o abraço na dança pode trazer:

1. Ajuda a sincronizar os movimentos

Quando o casal dança abraçado, a condução da dama pelo cavalheiro se torna mais fácil. Ele a “leva” e ela acompanha seus movimentos, fazendo com que tudo pareça ensaiado. É muito mais fácil manter o ritmo dessa forma do que se ela estivesse a distância, simplesmente observando o outro dançar.

2. Favorece a integração social

Quando duas pessoas se abraçam, nasce ali uma reciprocidade, uma forma de dar e receber que só é possível se ambos estiverem dispostos a esta troca. Na dança, funciona da mesma forma: quando o casal dança abraçado o parceiro está sempre disposto a apoiar o outro quando o passo titubear.

3. Proporciona uma postura mais confiante

Um casal que dança abraçado tende a manter uma postura mais elegante, visto que um não precisa se esforçar para acompanhar os passos do outro. A proximidade do abraço deve ser confortável e agradável para ambos, o que fará com que eles também se sintam mais confiantes na hora dos movimentos.

4. O abraço é algo tão bom que existe até um dia dedicado a ele

Você sabia que 22 de maio é o dia do abraço? A data surgiu na Austrália, em 2004, quando o publicitário Juan Mann decidiu lançar a campanha “Free Hugs” que consistia em distribuir abraços gratuitamente pelas ruas de Sidney. Um vídeo com o resultado foi exibido em larga escala.

Em 2012, foi a vez de Portugal copiar o feito e distribuir cerca de 5 mil abraços. Algumas empresas chegaram a incorporar o conceito, comparando o abraço ao conforto trazido por almofadas e travesseiros, por exemplo. E, em alguns lugares do mundo, é comum abraçar as pessoas que encontrar na rua nessa data.

Por que então dispensar este ato na dança, que é um momento em que duas pessoas se encontram tão entrosadas? Aliás, seja na dança ou fora dela, um abraço é gratuito e traz inúmeros benefícios, tanto para quem o dá quanto para quem o recebe.

E você? Concorda que o abraço na dança é fundamental? Conte para nós nos comentários!

Confira!

Superando a Timidez Através da Dança: A História Inspiradora de Sofia

Na movimentada cidade de São Paulo, vivia Sofia, uma jovem de 28 anos que, desde …